terça-feira, 17 de maio de 2011

Lá em casa tem um poço e a água é muito limpa.




Faça um resumo de sua vida: disseram com a voz arrastada e com o rosto cuja boca cerrada um sorriso se abria preenchido de batom bronze.

O rapaz galhardo da fotografia tem mais ou menos 24 anos e trabalha comigo. Essa semana eu fiquei sabendo que há um mês está internado num hospital de Fortaleza especializado em doenças infectocontagiosas. Disseram-me primeiramente que pela manhã uma enfermeira e a sua esposa loira também bonita haviam adentrado por nosso quartel a fim de entregar um atestado médico de 3 meses do rapaz da foto a qual nutro um carinho por sua por beleza incisiva que imprimi fácil capacidade na solicitação de olhares com respirações entrecortadas de desejo, o outro motivo se é que existe motivo mais cristalino que esse é aquele que tenho, mas existe sim, o da humanização em mim existente como também o da compaixão e amizade.

É tudo, não digo que absolutamente, secreto. Mas as pessoas respeitam. Sinto que as pessoas sabem sobre meu gostar enamorado e respeitam minha posição. Eu também as respeito.

Foi-me dito que a enfermeira enquanto esperava voltar da sala do comandante a esposa do  rapaz a quem gosto, que o enfermo fica a maioria do tempo só lá no hospital, que essa mulher companheira dele, há pouco tempo, quase não lhe dá atenção, que a mãe também quase não lhe visita e que há em seu rosto tristeza. “Fico com tanta pena do coitadinho” reproduziu o Sd Magão aquém também sinto uma lese brisa de atração.

O nosso comandante lhe fora ver dias antes, ele disse que o sd P, o que está doente, não querer receber visitas. Acreditamos que por seu amortecimento físico e magreza. Eu sei que sente vergonha logo era conhecido entre todos como o corajoso, fato simplificado por sua longa perpetração pelo mundo das lutas marciais e situações em que se envolvera também lhe rotulara “invencível” como quando usara força física e habilidades de luta para expulsar um homem que quase agredia pessoas dentro de um coletivo como também para imobilizar outro homem que destruía artefatos de um bar sórdido bem próximo do quartel.

Visualizações foram feitas em minha mente sobre a cama de ferro pintada de tinta cinza, lençóis de algodão azul ou branco cheirando a cloro, um corpo esquálido com um rosto macilento deitado num recôndito retangular com mais outros desconhecidos preenchidos de parasitas microscpicos, morbidez. Um olhar pro lado num canto que parece e é tristeza. Um olhar que me lembrou Renato Russo quando disse “parece cocaína, mas é só tristeza.”

Meu coração ficou também doendo. E imediatamente me recolhi ao banheiro para lá pedir a Deus que lhe alegrasse o espírito. Quando cheguei a casa mandei uma mensagem e assim faço desde então para relembrá-lo sobre meu apoio. 

No caminho pra casa chorei como se eu estivesse sentido a mesma dor do P e senti já tantas e tantas vezes que nem o Que mais precisa das palavras lhe justificando a existência para entendimento e coerência de voz leitores.

Quatro dias antes.
 Uma ligação
Vamos ao music Box hoje.
Sorriso
Vamos, vamos
Primeira coisa que veio a mente
Sorrisos, gargalhadas, álcool, música, Hilda
Desligado o telefone.
Um estalo e um zumbindo
Estrondei
Febre
Olhos cansados
Corpo cansado
E um peso
Dengue?
O que?
Mas tarde minha mãe faria uma cirurgia para retirada de útero e trompas
Uma mensagem enviada ao amigo que convidara pra sair que dizia tanto para dizer que não, que eu não iria
No outro dia uma visita ao hospital...
Senti-me mais mal em ver a madre deitada sentido os efeitos colaterais de uma anestesia que por horas lhe tirara do real    
A noite li
No outro dia
Horas
No outro dia
Horas
No outro dia mais e mais horas
Mensagens lindas de um desconhecido pela internet
Guardadas nos rascunhos, sempre guardadas...
Orações

Se eu disser que ainda falta contar sobre o procedimento da lei Maria da penha inusitada logo era o amante a testemunha da senhora que sofreu violência do marido traído como também o pedido do senhor de 70 anos que desde as 7hs00min da manhã espera uma ambulância psiquiátrica logo sua companheira está trancada em casa com uma faca na mão lhe impedindo de entrar logo há um ano perdera o filho num outro bairro perigoso quando o mesmo em um bar bebia e fora vitima de facadas – não vou mais contar os detalhes tragicômicos que compõem as frestas das tramas. 


2 comentários:

Elaine Crespo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elaine Crespo disse...

OI Amigo!

Sinto muito por seu amigo e pelo sofrimento dele. Mas hospital é tudo isto e muito mais, e pode ser o mais caro da cidade ao mais simples do SUS, não muda em nada o para quem estar internado.
Eu fiquei em um ótimo hospital com uma equipe que fez a cirugia de minha mãe e não deixei de me sentir mal, depois da mastectomia, e o seio é a parte do corpo mais importante para uma mulher. Eu nunca mais me olhei no espelho apesar de terem reconstituirão o no mesmo dia da retirada. Tudo neste sentido é sofrimento e o que mais se quer é sair daquele lugar!

Espero que sua já tenha se recuperado e esteja bem.

Estou especialmente triste estes dias, e obrigada pela força!

Uma dia de paz e harmonia !

Beijos
Elaine